quinta-feira, 3 de abril de 2014

COMUNICADO DO CANCELAMENTO


7 comentários:

Ya Graça, iniciada por Pai Dudu de Xango, já mais de 30 anos disse...

Ogã Eduardo Melo ,Meu irmão,Mojubá!
Aqui um pouco distante,porém,mantendo-me atenta as tuas questões,e realizações,ponho-me a disposição de qualquer coisa que possa ajudar,pois a Festa da Lavadeira,não é apenas a festa é um conjunto complexo de profano e sagrado,e não pode e nem deve acabar,sei que não depende apenas de voce, porque, onde existe política a questão torna-se mais complexa,contudo,eu creio que em nome de Xangô orixá da justiça e Yemanjá que é a representatividade sagrada desta formação primária da lavadeira,voce vai vencer e seu projeto vai continuar,não podemos aqui fazer muita coisa,porém podemos pedir aos Orixás que detenham as forças negativas para que voce possa prosseguir na sua caminhada,que voce tenha forças e determinação,porque quem quer tudo isto é Yemanjá e Xangô,e não depende da vontade de políticos,a festa pode ser adiada,mas não findada por homens sem noção.
Grande abraço meu irmão e se precisar de algo que esteja ao meu alcance não hesite,escreva-me,diga envie um e-mail,eu aprendi na nossa religião que um canta para outro dançar,voce não está sozinho! Maferefun Xangô!Ti Olorun ofe o lati buburu ohun ti

Levi Rodrigues disse...

Esta não é a primeira tentativa de Geraldo Júlio em sufocar as iniciativas populares onde a cultura afro-brasileira se expressa. O côco no Morro da Conceição também já foi alvo do ataque dos gestores de plantão. Essa é, na verdade, a expressão do preconceito contra os descendentes da raça negra e as iniciativas populares que não têm atrelamento político com eles.
Convocamos os irmãos afrodescendentes vinculados à gestão Municipal do Recife, a combater o preconceito de estado que se instalou na PCR na atual gestão que tudo faz.

Unknown disse...

Que interessante!! Desconhecia essa festa. Não deixem de realizá-la. Divulguem cada vez mais!

Rede mandacaru Brasil disse...

Nos aqui enquanto REDE MANDACARU BRASIL E CENARAB RN ENCAMINHAMOS A VOSSAS SENHORIAS O APREÇO E A ESTIMA ESTAVAMOS TORCENDO PELA FESTA POR ENTERDERMOS A GRANDIOSIDADE E TEMATICA QUE A NOS SEMPRE FORA CARA TAMBEM ESTAVAMOS ORGANIZANDO CARAVANAS PARA PARTICIPAÇÃO COM DIVERSOS RELIGIOSOS, ESTUDANTES PESQUISADORES E FOLIÕES EMFIM FICA CLARO A FORÇA DE VONTADE E NAO VONTADE DE REALIZAÇÃO PELA GESTAO DA PCR EMFIM PROPOMOS A OUTROS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E BEM COMO A COMUNIDADE QUE FAÇAMOS UM GRANDE ENCONTRO NO ANTIGO LOCAL DA FESTA COMO FORMA PUJANTE DE NOSSA LUTA E DE NOSSA RESISTENCIA PERDEU O POVO DE PERNANBUCO O POVO NORDESTINO E O BRASIL E COMO O POVO DE MATRIZ AFRICANA PELA FALTA DE INCENTIVO E O QUERER DA GESTAO LOCAL EMANCIPANDO ASSIM AS NOSSAS RAÍZES SABEMOS QUE E DIFICIL MAIS FICA CADA VEZ MAIS CLARO QUE A NOSSA INDENPENDENCIA ENTRE OUTRA PASSA PARA FORMALIZAÇÃO E PELA PENOSA CAPTAÇÃO PRIVADA DE RECURSOS E OUTRAS CONTRAPARTIDAS PARA NOSSAS REALIZAÇÕES LLIBERTANDO-SE POR FIM DO PODER PUBLICO SABEMOS COMO É QUE DIGA AQUI NO RN QUE VIVEMOS A MENDIGAR E A ATE O MOMENTO LUTAR CONTRA O SUCATEAMENTO DAS POLITICAS E ESPAÇOS DAS RELAÇÕES ETNICOS RACIAIS AQUI NO RN E UMA DOENÇA QUE ESTA DE NORTE A SUL DO PAIS ...A LIBERTAÇÃO AOCNETCERA MAIS TEREMOS MUITO SANGUE SUOR E LAGRIMAS E RANGER DE DENTES AINDA EM TERRAS POTIGUARES E BRASILEIRAS NORDESTINAS E PELO QUE ME PARECE PERNANBUCANAS... EXTERNAMOS NOSSO PESAR E REITERAMOS NOSSO APOIO A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO QUE EXTRAVAZAR PERNANBUCO .... NOSSO OLORUN COLOFE E A NOSSO PEDIDO DE BENÇÃO A TODOS E A TODAS....

Wandy disse...

Torcendo para que um dia volte para sua verdadeira casa que são as praias cabenses. Minha admiração e respeito pela organização por todas as lutas que tem travado pela preservação de nossa cultura, a despeito do total desrespeito de todas instâncias políticas.

Anônimo disse...

É desse jeito que a Prefeitura faz a vitrine do Governo do Estado de Pernambuco, que tem o governador eleito como candidato a Presidência da República. Como eu esperava, a democracia deu lugar ao coronelismo mais uma vez...todos os anos temos que entrar nessas negociações pra garantir algum espaço. Diferente disso, tão perto de nós há aqueles que conseguem do Governo tudo de forma badtante fácil. Que vergonha!

Anônimo disse...

Ñ conheço a festa, mas acredito q a dificuldade maior para o apoio para esta e outras manifestações seja o preconceito religioso.